
16/06/2025 | Admin
O Brasil é um país que tem no agronegócio um de seus pontos fortes da economia, e, consequentemente, tem uma imensa frente de trabalho nessa área. Hoje em dia a agricultura é altamente mecanizada, principalmente nas culturas principais como soja, trigo, milho, arroz e outros.
Por isso, infelizmente, é bastante comum temos notícias de acidentes envolvendo máquinas e tratores agrícolas. Nesse sentido, é importante sabermos as causas e as medidas que devem ser implementadas para prevenção e orientação, já que a maioria desses acidentes ocorrem devido a atitudes inseguras e condições que contribuem para que esses ocorram.
Normas regulamentadoras de segurança na operação de tratores agrícolas
Trabalhar as normas de segurança na operação de tratores agrícolas é extremamente importante para evitar acidentes no campo. E por isso existem várias normas regulamentadoras que devem ser seguidas durante uma operação de máquinas agrícolas, para garantir a segurança dos operadores.
Vejamos algumas NRs que abordam aspectos relacionados à segurança na operação de tratores e máquinas agrícolas.
NR-06 - Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
Uma das NRs mais importantes para a maioria dos trabalhos é a NR06, que estabelece diretrizes para o uso correto de EPIs. Os operadores de máquinas agrícolas estão expostos a diversos riscos de trabalho, por isso é necessário disponibilizar todos os EPIs necessários para ajudar na prevenção de acidentes, já que eles estão expostos a riscos como:
- Ergonômicos;
- Acidentes com máquinas;
- Exposição a ruído alto;
- Exposição ao sol;
- Contato com partes móveis de veículos.
Dessa forma devem utilizar EPIs adequados, como óculos de segurança, luvas de proteção, capacetes, botas, protetores auriculares, colete refletivo, protetor solar, entre outros, que atendam as condições do ambiente de trabalho e as atividades a serem realizadas.
NR-12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos
Esta é uma NR que estabelece as normas de segurança na operação de máquinas e equipamentos, o que inclui tratores agrícolas. Aqui são abordados aspectos como proteção mecânica, elétrica e outros itens que devem ser instalados nos tratores.
Entre as exigências, podemos destacar:
A necessidade de uma proteção que cubra a parte superior e as laterais da Tomada de Potencia dos tratores, TDP. Além disso as informações relacionadas sobre o modelo, a potencia do motor, assim como dados do fabricante devem estar em local visível. Dentre outros itens relacionados a arranjos físicos na instalação, sistema de segurança, dispositivo de parada de emergência, aspectos ergonômicos, sinalização, manutenção, inspeção. Além de manuais de procedimentos de trabalho e segurança e a capacitação dos colaboradores.
NR-31 - Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura
Esta norma estabelece as diretrizes para a segurança e saúde no trabalho em atividades rurais. Aqui são abordados, por exemplos, a necessidade de treinamento e capacitação dos trabalhadores, a utilização de EPIs, a manutenção preventiva de equipamentos, defensivos agrícolas, edificações rurais e vias de circulação, instalações elétricas, além de alojamento e local para refeição.
A falta de atenção à essa norma, pode interditar uma propriedade caso determinada por um agente durante a inspeção. E muitas vezes a interdição é relacionada a falta de equipamentos de segurança e falhas em itens de segurança de veículos, como freio e cintos de segurança, por exemplo.
NR-35 - Trabalho em Altura
Essa é uma norma que deve ser seguida quando se trata em operação de tratores agrícolas, pois, os trabalhadores podem estar expostos a riscos de queda em declives ou terrenos íngremes.
E a NR35 estabelece os requisitos de proteção para trabalhadores em altura, dentre elas mais uma vez a necessidade do uso de EPIs, treinamentos e capacitação. Além de saber avaliar e controlar riscos relacionados a altura, é importante que esses operadores estejam cientes dos riscos e devidamente treinados e equipados para evitar acidentes relacionados a quedas.
Essas são algumas orientações pautadas nas NRs relacionados a segurança na operação de tratores e máquinas agrícolas. É importante que tanto empregadores e trabalhadores estejam cientes dessas obrigações para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores no campo.