Dificuldades do exercício da Segurança do Trabalho em eventos

Dificuldades do exercício da Segurança do Trabalho em eventos

16/06/2025 | Admin

Em qualquer atividade econômica o impacto negativo dos acidentes e doenças laborais é bastante significativo, prejudicando a imagem das empresas e a subsistência dos trabalhadores e de seus familiares. O dano humanitário decorrente da não observância das políticas de prevenção de SST é considerável e impacta também negativamente ao crescimento econômico.
Também no trabalho em eventos há espaço para esta preocupação e para o desenvolvimento de boas práticas que minorem riscos e incrementem a lucratividade do trabalho de maneira sustentável. Também aqui se vai buscar minimizar doenças do trabalho, reduzir perdas, desenvolver sistemas de gestão que atribuam responsabilidade técnica e supervisionamento, com a participação imprescindível de trabalhadores do setor.
E que setor é este? O trabalho em eventos se desenvolveu tanto nos últimos anos que atualmente é possível ampliar o leque desta atividade para atividades de hotelaria, clubes, buffets, eventos sócio culturais em órgãos públicos e para entidades privadas, dentre outros.
Também há, atualmente, especialistas na organização de eventos e empresas que os produzem. Seus gestores se preocupam com o planejamento da estrutura, a determinação de regras, a divulgação, a montagem e outras tarefas conectadas à realização do evento – que é um acontecimento ligado à informação, à arte e ao entretenimento.

Os colaboradores que atuam em eventos, os trabalhadores ligados a esta importante indústria são dos mais variados setores, conforme se bifurquem e se especializem as atividades de produção conexas à sua produção. Há um setor técnico com engenheiros e operadores de som e imagem e iluminação, mas há também um setor de marketing e responsáveis pela divulgação do evento, além de carregadores, recepcionistas, garçons, seguranças, pessoal da área médica, auxiliares de serviços gerais, gente de várias áreas e inúmeras atribuições e que deverão receber treinamento e supervisionamento específico para seu respectivo setor de produção dentro das engrenagens desta cadeia de atividades humanas/profissionais. São profissionais que interagem, e que, portanto, devem ter segurança e saúde no ambiente profissional em que trabalham em equipe.

Há também preocupações específicas com este setor, relacionados à ergonomia, iluminação, as cores e a música, porque as atividades laborais realizadas em meio a um evento geralmente o são dentre uma multidão, o que acarreta dois fatores de agravamento de riscos: a falta de espaço para a realização do trabalho e a exiguidade de acessos para entrar e sair destes locais.

Nos eventos, luz em excesso é tão prejudicial quanto à falta dela. As cores dos objetos, as paredes, o mobiliário e a decoração em si contribuem para a boa iluminação. São elementos ergonômicos que trazem conforto e redução do estresse físico e mental. O planejamento da iluminação e da utilização das cores contribui para a segurança do trabalhador no evento, reduzindo-lhe a fadiga e aumentando sua produtividade. A quantidade de luz necessária nestes espaços irá depender do tipo de trabalho que será realizado no local, ou seja, depende do grau de precisão do trabalho a ser realizado. Conforme sejam em corredores de acesso, escadas, depósitos, salões, cozinhas ou lavatórios, além da área específica de espetáculos, por exemplo.

Deve-se evitar a todo o tempo o ofuscamento, como por exemplo aqueles derivados de luzes estroboscópicas típicas de boates ou canhões de luz em shows e espetáculos circenses, por exemplo. O ofuscamento é causado pela introdução de uma fonte luminosa muito intensa dentro do campo visual, produzindo no ocupante do ambiente uma sensação de desconforto e fadiga. Também a má iluminação fadiga a vista, prejudica o sistema nervoso, concorre para a má qualidade do trabalho e é responsável por razoável parcela de acidentes. É importante considerar que muitos eventos podem e devem ser realizados durante o dia, jogos esportivos, espetáculos de dança, de música, etc. Nestes, deve-se privilegiar a utilização de luz naturral para proporcionar maior saúde do público e do trabalhador em serviço no evento, criando melhores condições de trabalho para este.

Há periódica fiscalização da segurança do trabalho em eventos, onde se irá aferir a manutenção contínua da higiene do ambiente de trabalho, mesmo durante a produção. Se irá averiguar a limpeza e enxugamento de bancadas, mesas e demais superfícies de manipulação revestidas por material impermeável, as superfícies de piso, paredes, equipamentos e utensílios, os sistemas de exaustão suficiente para promover adequada captação de gorduras, odores e fumaça, proporcionando condições de conforto térmico no ambiente. Os ambientes de eventos também deverão estar livres de pragas e outros vetores, para a saúde dos colaboradores que ali trabalhem e do público em geral.

Não há normas regulamentadores (NR´s) específicas para a segurança e saúde do trabalho em eventos, mas algumas destas Nrs tratam de regras que se conectam ainda que indiretamente ao SST deste importante setor da economia brasileira. Pode-se aplicar, por exemplo, a NR-15, que trata de atividades e operações insalubres no trabalho, a NR-17, que trata de ergonomia (está importantíssima em eventos, como se viu), a NR-21 que trata de atividades a céu aberto, a NR 23 (contra incêndios) e a NR-26, que vai disciplinar a sinalização de segurança, dentre outras.

A atividade laboral em eventos é complexa, sendo também complexa a normatização que disciplina os cuidados com a saúde e a segurança do trabalho no setor. Nem por isto, todavia, deve ser menos obedecida ou seguida.
Tem dúvidas sobre a SST em eventos? Entre em contato e saiba mais...

WhatsApp Plenna
Plenna www.plenna.eng.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×