
16/06/2025 | Admin
As chuvas são comuns, no Brasil, principalmente no período de primavera e verão. As tempestades, seguidas ou não de raios e ventos, ou as chuvas constantes e por tempo prolongado podem trazer perigos, aumentando os riscos de acidentes no ambiente de trabalho em diversas áreas.
Quando falamos de Segurança do Trabalho, não basta apenas manter a atenção, é preciso perceber o risco que cada atividade pode oferecer. Separamos algumas orientações valiosas para ajudar na análise de risco em ambientes que possam estar desprotegidos durante chuvas e tempestades.
Fique atento às dicas abaixo:
1- Cuidado com trabalhos realizados em áreas à céu aberto
O trabalho à céu aberto requer cuidado redobrado, a NR 21 é específica para esse tipo de serviço, e cita itens como: Nos trabalhos realizados a céu aberto, é obrigatória a existência de abrigos, ainda que rústicos, capazes de proteger os trabalhadores contra intempéries; serão exigidas medidas especiais que protejam os trabalhadores contra a insolação excessiva, o calor, o frio, a umidade e os ventos inconvenientes entre outros.
Levando em conta a segurança dos trabalhadores e o que dita a NR 21, é indicado que ao sinal da chuva o colaborador que estiverem a céu aberto procurem abrigo para se proteger.
2 – Mantenha a equipe bem informada
Criar materiais com dicas de segurança de trabalho, focando no que diz respeito às chuvas, é uma ótima estratégia para mantê-los os colaboradores informados.
Assim, em caso de urgência, todos saberão o que devem fazer para se manterem seguros.
3 – Mantenha distância do que pode atrair ou conduzir a descarga elétrica
Essa dica serve para todos, afinal, as descargas elétricas não causam somente acidentes de trabalho.
Por isso, se estiver ao ar livre é recomendável procurar um local seguro e longe de árvores, pois elas atraem raios e os galhos podem cair.
Outra dica válida é não se aproximar de cercas de arame e varais metálicos, que também chamam os raios.
4 – Uso dos EPIs
O uso de EPI é obrigatório em situações de risco para o trabalhador. Portanto, para os dias chuvosos eles também devem estar presentes e devem ser utilizados de forma adequada.
Antes de mais nada, use sapatos que causem tração de borracha antiderrapante ou algum outro material equivalente para evitar quedas.
Além disso, use vestimentas adequadas, talabarte – em caso de altura – e outros equipamentos como os ósculos de proteção.
Uma outra dica bem importante é sempre manter atualizado, através da visita e conferência de um profissional ou empresa de segurança do trabalho, as análises de risco. Dessa forma todos os riscos são elencados, facilitando assim a prevenção de acidentes!
Está em dúvida sobre o assunto? Segurança do Trabalho é coisa séria!
Entre em contato e fale com um de nossos profissionais...