
16/06/2025 | Admin
A indústria têxtil é um setor fundamental e que desempenha um papel estratégico e vital para a economia brasileira. Através dele é exigido um grande numero de mão de hora, contribuindo para a geração de muitos empregos, diretos e indiretos. Além disso, contribui para as exportações, impulsiona uma cadeia produtiva e demanda grande consumo interno.
Sua importância vai além do desenvolvimento econômico, mas também no desenvolvimento social e cultural do país. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o setor empregava cerca de 1,5 milhão de pessoas entre empregos diretos e indiretos em 2020.
Por isso, acidentes são grandes desafios na indústria têxtil, pelo número alto de funcionários, além da presença de máquinas antigas, riscos ergonômicos, exposição a produtos químicos e perigos relacionados ao manuseio de materiais, entre outros.
Saber mais sobre as normas de segurança do trabalho que a indústria têxtil precisa é primordial, confira nesse artigo.
Quais são as normas de segurança do trabalho na indústria têxtil?
Existem algumas normas regulamentadoras, que deve ser aplicada em todos os setores de trabalho e também na indústria têxtil. Mas entre tantas, existem duas principais que norteiam todas as outras: a NR12 e a NR6. Veja mais sobre elas!
NR12
Essa norma aborda sobre a Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos é uma norma aplicável a diversos setores industriais, incluindo a indústria têxtil. Essa norma tem como objetivo definir os requisitos mínimos de segurança para a utilização de máquinas e equipamentos, para prevenir acidentes, lesões e doenças ocupacionais.
Essa norma, abrange uma série de aspectos relacionados à segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, e isso inclui várias etapas do uso das máquinas, desde projeto, instalação, operação, manutenção, inspeção, treinamento a medidas de proteção coletiva e individual.
Na indústria têxtil é normal ter:
Máquinas de fiação e tecelagem: Usadas para transformar fibras em fios e tecidos. A aplicação da NR 12 previne riscos como esmagamento, corte, aprisionamento e acidentes relacionados à transmissão de forças e energias.
Máquinas de corte e costura: Utilizadas na etapa de confecção de peças têxteis. Seguir a norma, ajuda na proteção de partes móveis, dispositivos de parada de emergência, sistema de acionamento seguro e dispositivos de proteção para evitar o contato do operador com áreas perigosas.
Equipamentos de tingimento e acabamento: Usados para tingir, estampar e finalizar os tecidos. A norma garante a proteção dos trabalhadores em relação a riscos químicos, elétricos, térmicos e mecânicos associados a esses processos.
NR06
Já a NR6 é a norma sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPI), estabelece os requisitos mínimos para a utilização, fornecimento, treinamento, responsabilidades e obrigações relacionadas aos Equipamentos de Proteção Individual.
É necessário identificar, fornecer e utilizar os EPIs adequados para proteger os trabalhadores contra os riscos presentes no ambiente de trabalho na indústria têxtil. Alguns exemplos de EPIs são:
- Luvas de proteção: São necessárias para proteger as mãos dos trabalhadores contra cortes, produtos químicos ou outros riscos presentes no manuseio de materiais têxteis.
- Óculos de proteção: São usados para proteger os olhos dos trabalhadores contra partículas, poeira, respingos de produtos químicos ou qualquer outro risco que possa afetar a visão.
- Protetores auriculares: Podem ser necessários pelo barulho excessivo de maquinário, para reduzir o risco de danos auditivos aos trabalhadores.
- Calçados de segurança: São utilizados para proteger os pés dos trabalhadores contra quedas de objetos, escorregões, contato com produtos químicos ou outros riscos presentes no ambiente de trabalho.
- Respiradores: Podem ser necessários em áreas onde há exposição a poeira, vapores químicos ou gases para garantir a proteção respiratória dos trabalhadores.
A NR06 inclui também que a indústria deve fornecer os EPIs necessários, realizar treinamentos sobre o uso correto dos equipamentos, garantir a manutenção e substituição dos EPIs quando necessário.
Essas são as duas normas mais relevantes para a indústria têxtil no Brasil. É importante ficar atento em suas atualizações, assim como outras que abrange todo os setores de trabalho, como a ergonomia, sinalizações de segurança, condições sanitárias, PGR, PCMSO. É sempre importante ficar atendo e promover a cultura da SST na sua empresa.