Saúde mental: As principais doenças dos trabalhadores

Saúde mental: As principais doenças dos trabalhadores

16/06/2025 | Admin

Cada vez mais os transtornos psicólogos fazem parte da vida da população mundial, e as causas podem ser das mais variadas. Dentre esses motivos não podemos deixar de relacionar as doenças mentais com às atividades exercidas pelo trabalhador.

As doenças mentais relacionadas ao ambiente de trabalho vêm ganhando mais recorrência, seja provocado por assédios, jornadas exaustivas, metas abusivas e isolamentos, entre outros. Tudo isso pode trazer impactos para o dia a dia das pessoas e das empresas, prejudicando o clima organizacional e acarretando queda na produtiva.

Por isso, é importante discutir o tema, além de ficar atento como os fatores psicossociais que podem se manifestar no dia a dia.

As doenças mentais mais comuns relacionadas ao trabalho

As doenças mais comuns que podem ser conectadas ao ambiente de trabalho, são as seguintes:

Depressão

Os transtornos mentais já estão entre os principais motivos de afastamento do trabalho, e a depressão é considerada uma das principais dentre esses transtornos.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o país da América Latina com o maior índice de depressão na população, cerva de 5,8% dos habitantes. Logo, podemos ver que uma parcela significante de profissionais sofre e tem que lidar com a doença no ambiente de trabalho. As causas precisam ser investigadas e tratadas individualmente, mas é inegável que existe um impacto do excesso de tarefas, cobranças e assédios morais são causadores da depressão no trabalho.

Estresse ocupacional

Essa é outra doença mental relacionada ao ambiente de trabalho, ela é provocada também pela quantidade exagerada de demandas, causando a exaustão. A incidência dessa doença é ainda maior que do que a depressão nas empresas, o estresse ocupacional atinge em torno de 70% dos brasileiros.

Apesar dos índices de produtividade terem aumentados e serem satisfatórios para as empresas nos últimos anos, alguns comportamentos podem levar, também ao estresse ocupacional. O acesso às ferramentas de trabalho em qualquer hora e qualquer lugar, por exemplo, impacta diretamente na saúde mental dos colaboradores.

Ter celulares e notebooks disponíveis mesmo em horários de lazer facilita que os trabalhadores sejam encontrados por clientes, chefes e colegas, o que leva a uma constante sensação de ansiedade e senso de urgência em resolver pendências, mesmo em horários de folgas.

Síndrome de Burnout

Outra consequência relacionada ao trabalho e cobranças em excesso é a Síndrome de Burnout. Quando os níveis de estresse ocupacional se tornam crônicos, de forma a causar a exaustão mental e física, classificamos ela como Burnout, que é quando o profissional fica completamente exaurido e incapacitado para realizar qualquer atividade profissional, podendo ter consequências físicas, como dores de cabeça crônicas, queda de cabelo, perca de peso, entre outras.

Estima-se que essa doença mental já atinge 20 milhões de trabalhadores no Brasil.

Ansiedade

A ansiedade é uma doença mental que pode ser gerada por várias razões, e por isso é preciso ser investigada individualmente. Porém não se pode negar o impacto que o ambiente de trabalho pode ter quando essa condição se manifesta.

Quando se fala sobre a ansiedade no trabalho, as causas podem estar relacionadas a prazos curtos, metas inatingíveis, ou necessidade de apresentar resultados constantemente.

Prejuízos derivados de doenças mentais no trabalho

As doenças mentais relacionadas ao trabalho trazem prejuízos à saúde das pessoas acarretando mudanças de comportamento, desinteresse, efeitos físicos e até dependência de fármacos.

Além disso, as doenças mentais geram impactos tanto para o colaborador, que acaba tendo mais dificuldade em realizar um bom trabalho, quanto para as empresas que enfrentam uma piora no clima organizacional, período de afastamento recorrentes e longos, absenteísmo e queda de produtividade.

Por isso, é recomendável que colaboradores e lideres entendam a necessidade de prezar por um ambiente de trabalho mais saudável, aplicar políticas internas que zelem pela saúde mental de seus colaboradores e proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável.

WhatsApp Plenna
Plenna www.plenna.eng.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×