
16/06/2025 | Admin
Promover a Saúde e Segurança do Trabalho é a melhor forma que temos de diminuir os riscos de doenças e acidentes nos diversos ambientes de trabalho. Através da SST, garantimos e oferecemos o bem estar do trabalhador, seja ela na indústria, no varejo, e não seria diferente no campo.
As atividades laborais no setor pecuário podem também oferecer riscos. Hoje vamos falar um pouco mais sobre eles e também como prevenir acidentes... Siga com a leitura!
Riscos que afetam a saúde de profissionais agrários
Os trabalhadores rurais, assim como qualquer indivíduo, estão sujeitos a acidentes de trabalho, mas o fator preocupante é que, segundo estatísticas, o setor tem sete vezes mais chances de fatalidades do que o setor da construção civil, por exemplo. Os riscos envolvem acidentes com animais, manuseio de equipamentos, exposição a agentes químicos, entre outros. Confira abaixo os principais riscos.
Riscos físicos
Os riscos físicos podemos destacar a alta exposição solar, exposição a ruídos das máquinas e tudo que pode prejudicar a saúde e integridade física do trabalhador.
Riscos químicos
Os riscos químicos tratam do uso de fertilizantes e produtos químicos, que ajudam no controle de pragas, entre outros usados no campo, que podem entrar no organismo em contato pelos olhos, boca e nariz.
Riscos mecânicos
Os riscos mecânicos que tratam das máquinas que podem não ser manuseadas de forma correta, ou ainda podem estar com peças soltas ou desgastadas, agravando os riscos. Como ordenhadeiras mecânicas, misturadores de ração, entre outros.
Riscos biológicos
Há também os riscos biológicos, que são provocados pela presença de animais peçonhentos, agentes causadores de doenças.
Diante de tantos riscos, quais são as dicas de prevenção?
A primeira dica, é respeitar a legislação, que tem como principal objetivo regulamentar as relações de trabalho tanto individuais como coletivas. É as normas regulamentadoras (NRs) mais relevantes à pecuária são:
A NR 31 é uma norma que estabelece requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho para os setores da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura. Devemos considera-la por algumas questões importantes de segurança:
Manejo de animais: Ela aborda os procedimentos adequados para o manejo seguro de animais, considerando questões como contenção, transporte e utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados ao lidar com animais de grande porte.
Condições de trabalho: A norma também estabelece requisitos para o ambiente de trabalho na pecuária, como ventilação adequada em instalações para animais, fornecimento de água potável e saneamento básico, além de prever a adoção de medidas para prevenção de acidentes, incêndios e exposição a substâncias nocivas.
Capacitação e treinamento: A NR 31 destaca a importância da capacitação e do treinamento dos trabalhadores envolvidos na pecuária, abordando aspectos como segurança no manejo de animais, uso de máquinas e equipamentos, primeiros socorros, entre outros.
Outra norma voltada relevante à pecuária é a NR 12, norma voltada para a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, e pode ser aplicada na pecuária em relação a determinados equipamentos utilizados no manejo dos animais e nas instalações da propriedade. Como:
Máquinas e equipamentos agrícolas: A norma estabelece requisitos para a segurança na utilização, instalação, manutenção e operação de máquinas e equipamentos agrícolas, como tratores, ordenhadeiras mecânicas, misturadores de ração, entre outros.
Proteções e dispositivos de segurança: A NR 12 orienta sobre a necessidade de proteções e dispositivos de segurança nas máquinas e equipamentos utilizados na pecuária, visando prevenir acidentes, como o esmagamento de membros, cortes e aprisionamentos.
Inspeção e manutenção: A norma também aborda a importância da inspeção regular das máquinas e equipamentos, bem como a realização de manutenção preventiva para garantir seu bom funcionamento e segurança.
A SST na pecuária é de extrema importância, como observamos no decorrer desse artigo, medidas de segurança e boas práticas devem ser adotadas para promover um ambiente seguro no setor da pecuária. Além de respeitar a legislação, promover treinamentos e protocolos de segurança no manejo de animas, manutenção e utilização de equipamentos entre outras medidas de segurança, todas necessários para a promoção de saúde, segurança e bem estar para os trabalhadores.