As maiores causas de absenteísmo no trabalho.

As maiores causas de absenteísmo no trabalho.

16/06/2025 | Admin

Existem vários fatores que impactam na produção e desenvolvimento de uma atividade laboral. Esses impactos podem ser de fatores positivos e negativos, ...

Hoje vamos falar de um que atrapalha bastante a produtividade, o absenteísmo. Em altos níveis, o absenteísmo pode representar perdas significativas para a empresa, principalmente quando as entregas estão envolvidas com equipes operacionais.

O absenteísmo merece ser tratado com a devida atenção pelos gestores de uma empresa. Isso porque, são eles que devem, não somente reconhecer e contratar bons profissionais para suas equipes, mas também mantê-los engajados, motivados e comprometidos com o ambiente de trabalho.

As principais causas de absenteísmo nas empresas.

Existem vários fatores que podemos pautar que justifique o alto índice de absenteísmo no trabalho, mas de modo geral, podemos classificá-los em dois principais pontos: Insatisfação do funcionário com algo relacionado ao trabalho ou problemas de saúde. Entre esses fatores, os principais são:

  1. Doenças

As doenças e a necessidade de consultas médicas são as razões mais comuns de absenteísmo. É comum que essas doenças sejam ocasionadas por fatores ocupacionais, derivado muitas vezes pela má condição de trabalho. Também ocorrem situações causadas por acidentes de trabalho ou exposição desprotegida a ambientes insalubres.

Doenças crônicas também são recorrentes quanto se trata de absenteísmos, devido as consequências ou necessidade de tratamento, entre elas podemos destacar câncer, diabetes, algumas infecções e doenças autoimune.

  1. Doenças psicossociais

As doenças psicossociais são outras que merecem ser destacadas quando se trata de absenteísmo no trabalho. Entre elas, podemos citar a depressão, que segundo estatísticas ocupa a 13ª posição de motivos de afastamento médico, e no estado de são Paulo é a terceira. Existem muitos motivos que podem causar a depressão, entre eles devemos destacar aos relacionados a fatores internos no ambiente de trabalho.

O excesso de cobrança e sobrecarga de trabalho, a falta de descanso e lazer, desvalorização profissional, ambiente hostil entre outros motivos, colaboram para o desenvolvimento dessas doenças e por consequência o absenteísmo.

  1. Falta de motivação

Outro motivo comum de absenteísmo é a falta de motivação de trabalho, esse motivo também pode ser gerado por motivos internos ao trabalho. Acontece quando os colaboradores não sentem prazer ou se sentem desvalorizados, com baixa remuneração e atuação ou por falta de perspectiva de crescimento na empresa. Além de maus relacionamentos dentro da empresa. Todos esses motivos podem gerar faltas frequentes ao trabalho.

Impactos do absenteísmo no trabalho

Quando abordamos esse assunto o primeiro ponto afetado é a produtividade. Isso porque em um ambiente de trabalho, que geralmente é composto por equipe, quando ocorre ausências de funcionários acarreta uma série de fatores. causando ainda mais desgastes e consequências ruins.

Com uma equipe desfalcada e desorganiza a rotina de todos os colaboradores é afetada, tendo esses que redividir as responsabilidades dos ausentes.

Com essa nova divisão, haverá uma sobrecarga de trabalho dos colaboradores presentes. Assim, podendo ocasionar um desgaste do clima interno, impactando também na motivação e rendimento de toda a equipe.

Não menos importante, haverá também impacto nos rendimentos da empresa, logo por que, o aumento da jornada de trabalho da equipe presente, resulta em horas extras para manter a produtividade. Além disso, o afastamento do empregado precisará ser acionado o plano de saúde, necessitando arcar com esses cuidados e dependendo do tempo e gravidade será necessário a contratação de substitutos.

Medidas estratégicas que podem ser feitas pela SST

O absenteísmo no trabalho, pode gerar muitos impactos na vida dos colaboradores, nas equipes e na empresa. Por isso, é fundamental que todos gestores e lideres estejam cientes das causas desse problema, para que possam solucioná-las.

A gestão do absenteísmo pode ser trabalhada de várias formas, focar e investir em ações de mensuração do clima organizacional da empresa e utilização de mecanismos da legislação trabalhista e previdenciária em segurança e saúde do trabalho, como o e-Social, o FAP – Fator Acidentário de Prevenção, o NTEP -Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário, são os primeiros passos para avaliar os dados e a atual situação da empresa e motivos de absenteísmo.

Cuidar da saúde, segurança dos colaboradores e cumprir as legislações através de iniciativas como campanhas educativas sobre temas que envolve a prevenção de doenças, incentivar à prática de atividade física e alimentação saudável e promover a ginástica laboral, são algumas das ações que podem ser efetivas dentro de uma empresa na prevenção de doenças.

Outra medida que pode ser implantada pela SST, é promover treinamentos constantes, seja eles de reciclagem ou com novas medidas de procedimentos, para que as equipes possam ser mais eficazes e se sentirem seguras para exercerem suas funções.

Outro motivo que causa muito absenteísmo são as doenças causadas por esforço repetitivo, que também pode ser solucionada com um estudo ergonômico bem realizado.

Manter o seu quadro de colaboradores com cuidados à saúde e bem estar é sem dúvida um dos melhores investimentos para diminuir o absenteísmo, além disso é preciso promover uma cultura organizacional pautada em cooperativismo e comunicação. Sem contar na necessidade posturas adequadas da liderança, incentivando e promovendo entusiasmo e comportamento seguro.

WhatsApp Plenna
Plenna www.plenna.eng.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×