05 Desafios das Consultorias em Segurança do Trabalho

        Grandes são os desafios de uma empresa de consultoria em implantar um sistema de gestão de saúde e segurança, por mais básico que seja, em pequenas e médias empresas. Quando o empresário enxerga a segurança como um custo adicional ao negócio, muitas ações são barradas e o trabalho muito comprometido. Não saber onde se quer e pode chegar, deixa a equipe SESMT desmotivada sem poder de ação, frente a supervisores e gerentes obcecados por produção. Citamos 05 desafios enfrentados pelas consultorias de segurança, na tentativa de realizar seu trabalho:

 

Desafio 01: Interesse “Custo X Benefício”

“Até quando terei retorno investindo em segurança do trabalho? ”

        Esta é a visão de muito empresários. Isto faz com que constantemente tenhamos que justificar minimamente todas as ações afim de fazer o mesmo compreender que o resultado será a proteção de seus trabalhadores, diminuição de causas trabalhistas, atendimento a fiscalizações, entre outros. A adoção do FAP, veio quantificar ganhos em segurança do trabalho, apesar de não ser o único indicador, é um grande avanço nesta luta diária.

 

Desafio 02: Cultura do Trabalhador

        “O trabalhador brasileiro tem cultura para absorver tudo que lhe é solicitado em termos de legislação e gestão de SST? “. Fazer um convencimento diário que o uso de EPI, por exemplo, é importante em sua rotina de trabalho, é um grande desafio. Enquanto disciplina relacionada a segurança do trabalho não for adotada nas grades curriculares escolares, não vemos uma mudança de rumo neste sentido.

 

Desafio 03: Planejamento Estratégico

        Poucas vezes os setores de SST são consultados para elaboração de orçamento do ano seguinte (quando das empresas que realizam!!). Trabalhar durante todo ano, necessitando realizar treinamentos, avaliações ambientais, laudos e somente ouvir “Não foi contemplado no orçamento deste ano”, faz com que as atividades fiquem defasadas com relação a cumprimento de programas, desestimulando o trabalho de todos, além de deixar empresas e trabalhadores a mercê a própria sorte.

 

Desafio 04: Defasagem da Legislação

        Falta de legislação especifica para determinadas áreas de trabalho. Velha NR-15! Duplicidade de assuntos em normas diversas, entre outros, criam um ambiente propício entre profissionais de segurança do trabalho e gestores, em um processo de debate desnecessário, sobre qual ação a ser tomada. Neste fogo cruzado, os trabalhadores saem perdendo e a segurança desguarnecida.

 

Desafio 05: Relação Interpessoal

        Formas de abordagem em campo. Empatia. Receptividade por cobranças sadias. São desafios constantes entre profissionais de segurança e trabalhadores em prol de um ambiente de trabalho saudável. Conflito interpessoais atrapalham o desenvolver das atividades, reduzindo produtividade e em última análise, causando acidentes.