Níveis de evolução das empresas no cumprimento das normas regulamentadoras

        Quando falamos em atendimento a aplicação das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho encontramos diversas formas de atuação das empresas. Nem sempre da forma mais adequada, muitas das vezes apenas cumprindo o básico. Infelizmente poucas fazem disso uma estratégia de negócio. Enquanto isso, a saúde e segurança do trabalhador vai sendo negligenciada e os índices de acidentes só aumentam. Alguns estudos apontam em direção aos níveis de evolução das empresas no cumprimento das normas regulamentadoras, que basicamente se resumem em:

 

Nível 01: O Desconhecido

        É a empresa que desconhece totalmente a existência das normas regulamentadoras. Não tem muito interesse em saber e não faz nada em relação ao assunto. Felizmente é minoria e se encontra na direção do fracasso empresarial. Espécie em extinção!

 

Nível 02: O Distraído

        É a empresa que reconhece a existência das normas regulamentadoras, mas não sabe como aplica-las. Tem muito pouco interesse em evoluir. “Apaga incêndio” em caso de graves acidentes, processos trabalhistas ou notificações. São a maioria das pequenas empresas. Espécie em evolução!

 

Nível 03: O Conhecido

        É a empresa que sabe perfeitamente quais normas regulamentadoras são aplicáveis ao seu negócio. Sabe fazer muito pouco. Geralmente possui SESMT (próprio ou contratado) que toma frente de todas as ações. Possuem parte documental em dia, mas sem muita atuação de campo. São a maioria das médias empresas. Espécie acomodada na zona de conforto!

 

Nível 04: O Fomentador

        É a empresa que sabe quais normas regulamentadora são aplicáveis ao seu negócio e possuem amplo conhecimento sobre o assunto. Tenta cumprir o máximo possível. Possui indicadores sistêmicos e realiza o engajamento de toda organização e parceiros. Segurança passa a ser um dever de todos. São as grandes empresas! Espécie rara, mas em constante crescimento!

 

Nível 05: O Expert

        É a empresa que sabe quais normas regulamentadora são aplicáveis ao seu negócio, possuem amplo conhecimento sobre o assunto, agem com MAESTRIA. Possui indicadores sistêmicos e realiza o engajamento de toda organização e parceiros. Sistemas de Gestão Ativos e em pleno funcionamento. Segurança além de ser um dever de todos, é parte integrante do negócio. Espécie ideal!